29 de abril de 2012

DEPOIMENTOS DE LEITURA E ESCRITA:



                               
                                                                 MUNDO MÁGICO DA LEITURA
        Boa noite, colegas,
       Uma experiência marcante para mim foi quando eu li toda a série vagalume, pois eram livros de aventura que os professores indicavam.
       Nesta época pude viajar, ou seja, conhecer lugares, viver experiências e aventuras, todas dentro da minha imaginação de criança. Foram livros assim que me despertaram para o mundo mágico da leitura. 


Escrito por Ailton 17/04/7012


                                                                          
                                                                            A LEITURA E EU


        Olá! Meu nome é Iranete e quero contar-lhes  como a leitura passou a fazer parte de minha vida. A minha infância não  foi como a de algumas pessoas, onde pai ou mãe liam histórias antes de dormir. Quase não li livros quando pequena e quando lia era porque alguma coleguinha emprestava. 
        Lembro-me de um dia muito especial, quando recebi de minha amiga Conceição um livro infantil chamado " A Brisa e a Flor". Considero esse dia especial, porque finalmente tinha um livro que era meu para sempre e para sempre mesmo, pois o tenho até hoje.
        Às vezes acho que a vida da gente tem algo parecido com os fatos fictícios dos livros, digo isto pela semelhança de alguns momentos desse relato com o conto " Felicidade Clandestina" de Clarice Lispector, quando a garotinha recebe o livro que tanto queria ler e fica tão feliz que vai para casa pulando de alegria. Fiz exatamente igual a personagem, levava o livro para onde eu fosse. Loucura? Não, apenas felicidade! Mas, continuando, no ginásio também não foi diferente, quase não li, pois na escola não havia biblioteca e se tivéssemos que ler tínhamos que comprar o livro.
        As coisas começaram a melhorar no EM, quando comecei a ter acesso à leitura. Um conto que me marcou muito nessa época foi "Venha ver o pôr do sol" de Ligia Fagundes Telles ( eu amo a Ligia), não sei, mas acho que a caracterização das personagens, o enredo e até o final impactante me envolveram de uma tal forma que fiquei dias e dias pensando em como salvar a Raquel do perigo. Voce pode achar bobo, mas é assim que me sinto toda vez que leio esse conto. 
        Ao terminar o colégio fiz parte de um grupo chamado Círculo do Livro e a partir daí não aprei mais de ler. Uma vez por mês comprava um livro entre eles "O Pequeno Príncipe" algumas obras de Sidney Sheldon( A Ira dos Anjos, A Herdeira, A outra face, Um estranho no espelho) e a nossa literatura brasileira que é magnífica ( José de Alencar, Machado de Assis, Jorge Amado...)
        Não tenho um gênero preferido, apenas sigo as minhas intuições ou dicas de colegas, o que importa realmente é nunca deixar de ler, porque a leitura nos leva para vários lugares e tempos, leva-nos para o mundo dos sonhos e imaginação. Ler, é simplesmente maravilhoso! Bjs. 15/04/2012


 Escrito por Iranete às 20h48


      Olá Pessoal! Hoje vou postar algumas frases que li recentemente.
       "Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos  serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história." Bill Gates
       "A leitura do mundo precede a leitura da palavra." Paulo Freire
       "Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não leem." Mario Quintana


 Escrito por Iranete às 19h55


17/04/2012 

                                                                   Leitura e escrita
Quando lemos textos variados, como crônicas, contos, fragmentos de romances e/ou romances inteiros, poemas, histórias em quadrinhos, letras de música,
notícias, matérias de jornais e revistas, e-mails, textos da internet, etc, estamos criando nosso próprio texto, pois a leitura nos dá a possibilidade de pensar,
 conversar, discutir, formar opinião, expor nossas opiniões, ler, compreender e interpretar o mundo em que vivemos. Se os profissionais da saúde dizem que -
 somos o que comemos; nós, professores, podemos dizer que somos o que lemos. 


 Escrito por Dalva às 22h12


Leitura é se colocar no lugar das personagens, viver a sua história, sentir suas emoções, é viajar para o desconhecido e finalmente se descobrir, se encontrar. É através da leitura que sonhamos e nos realizamos, quando nossa personagem preferida vence no final. Ficamos o tempo todo querendo advinhar o que acontecerá no capítulo seguinte e às vezes ficamos felizes com o que lemos, às vezes triste e frustados e assim vamos aprendendo a lidar com nossos sentimentos. Ler é simplesmente maravilhoso.




 Escrito por Iranete às 09h44


"A vida nos dá muitos prazeres e um deles é a leitura. pois através dela viajamos para vários lugares e diferentes tempos."




 Escrito por Iranete às 09h13


Ler é viver e sentir as emoções das personagens, é concordar ou discordar das opiniões do autor e assim formar seus próprios pensamentos. É dar vida às palavras através da leitura.
Iranete


 Escrito por Iranete às 08h04


16/04/2012 



                                                           Como a leitura surgiu em minha vida

       Não me lembro do momento exato que a leitura apareceu em minha vida, mas sei que eu era bem pequena. Sou a caçula de uma família de doze irmãos, morava numa fazenda e não tínhamos muitos recursos, mas em nossa casa alguns itens sempre estavam por perto, como rádio, violão e livros. Bem, nas brincadeiras de “escolinha” minha irmã Sônia ensinou a mim e ao meu irmão Gilmar, também pequeno, a ler. Meus irmãos mais velhos, quando iam à cidade traziam gibis (que eu amava), livrinhos de músicas, literatura de cordel e outros gêneros. Claro que eu devorava tudo, me sentia fascinada por tudo aquilo, parecia que eu estava lá, dentro das histórias dos gibis, das narrativas de cordel, aprendia todas as letras de músicas.
       Quando fui à escola pela primeira vez já lia muitas coisas, conheci então os livros de histórias, os textos dos livros didáticos de Português e então me apaixonei de vez pela leitura! Sempre tive um carinho especial pelos belos textos que encontrei pelo caminho. Jamais vou me esquecer quando na 5ª série a professora de Português nos mandou ler “A Ilha Perdida”, da série Vaga-lume, em uma tarde eu conheci e me encantei por esta narrativa de aventura, que emoção! Parecia que eu estava lá no meio daquela ilha, vivendo aquela história encantadora! Diria que este livro marcou a minha vida.
       Leitura é isso, uma viagem que fazemos através das letras, ela tem o poder de nos transportar para lugares desconhecidos e encantadores, nos transformamos com a leitura, adquirimos conhecimento e cultura, enfim, crescemos como pessoa, e isto é maravilhoso!
                                                                                                             Silvia



 Escrito por Silvia às 23h16



Através da Leitura descobrimos novos mundos!!!


 Escrito por Silvia às 23h12


Ler  sempre fez parte da minha vida.  Lia livros. gibis, bulas de remédio etc.  Não éramos assinantes de jornais, mas eu lia todas as páginas onde vinham embrulhadas as compras do açougue, quitanda e mercados. Tornei-me uma leitora voraz, que lia até três livros por dia. Isso facilitou muito a minha vida como produtora de textos e fez com que eu dificilmente cometesse erros ortográficos.


 Escrito por Silvana às 21h33



                                                Hístórias que as famílias contam


 Olá pessoal, minha história com a leitura e a escrita e a literatura é uma mistura das experiências. 
Meu primeiro contato com a literatura foi através de meus avós paternos, antes mesmo de aprender a ler e a escrever. Eles possuiam uma pequena biblioteca em casa, livros que trouxeram da Itália, alguns em latim (eram imigrantes), meu avô contava as histórias dos livros para nós, eu e meus cinco irmãos, mas eu era sempre a mais interessada, tanto que recontava as histórias ouvidas, às vezes, até folheava os livros acompanhando as linhas com o "dedinho indicador", como se estivesse lendo. Minha avó, que nos fazia dormir todas as noites, também nos contava histórias.
Como morávamos na fazenda, as famílias reuniam-se à noite no terreiro de secagem do café para conversar e aí aconteciam as "rodas de causos". Lembro-me de que a roda começava bem aberta e ia "encolhendo" porque sempre havia contos estranhos, de assombração, de terror; o medo aproximava as crianças dos adultos e, às vezes, íamos parar no colo dos avós ou dos pais.
Há alguns anos, desenvolvi um projeto que começava na casa dos alunos, com um "causo" contado pelos pais ou avós ou, ainda, uma outra pessoa da família, que depois era recontado pela criança na reconstituição da "roda de causos" no pátio da escola e acabou na produção de um livro com as mesmas histórias escritas e reescritas pelas crianças de 5ª. série chamado Histórias que a família conta. É uma maneira de despertar o interesse das crianças pela leitura e envolver a família, que fica orgulhosa em participar. Dalva

Nenhum comentário:

Postar um comentário